Dossiê sobre racismo ambiental é publicado, com organização de egresso do PPG-AU/FAUFBA

Acaba de ser publicado um dossiê sobre racismo ambiental no periódico Caderno Maloca, organizado por João Pena (UNEB), Céline Veríssimo (UNILA) e Maurício Santos (UFMG). O Caderno Maloca é uma revista de divulgação científica do grupo de pesquisa Maloca, da UNILA. João Pena é egresso do PPG-AU/FAUFBA: durante sua formação no programa, foi do grupo de pesquisa Laboratório Urbano e, atualmente, faz parte do ¡DALE!. O projeto gráfico e a diagramação dos volumes são de Maicon Rugeri, doutorando do PPG-AU/FAUFBA.

O dossiê está dividido em dois volumes: o primeiro chama-se Racismo ambiental: Onde está Nkisi? Capitalismo e a destruição da vida. Já  o segundo é intitulado Racismo ambiental: Onde está yvy marã e'y? População afro-brasileira e indígena em contexto de pandemia. As palavras ao final das perguntas, em cada título, respectivamente se referem a um termo banto relacionado a deuses e deusas africanos encarnados

nos elementos da natureza; e uma expressão guarani referente a um mito sobre "uma terra sem males”.

O dossiê traz entrevistas com ativistas, artigos de especialistas sobre o tema e, no segundo dos volumes, a tradução de um texto de Robert Bullard, pioneiro nos estudos sobre racismo ambiental nos Estados Unidos. Também se debruça sobre crimes ambientais e o impacto do racismo ambiental em comunidades negras e indígenas, problemas agravados no contexto da pandemia de Covid-19.

O caderno Maloca pode ser acessado no site: https://divulga.unila.edu.br/maloca/caderno-maloca/

Boa leitura a tod@s!