ADMISSÃO / SELEÇÃO

A admissão/seleção de alunos regulares brasileiros, ou residentes no Brasil, para os cursos de mestrado e doutorado do PPG-AU/UFBA é feita anualmente, a partir do estabelecimento de um processo seletivo estruturado com base em critérios publicados em editais específicos, amplamente divulgados no site do programa e em outros meios de comunicação.

Os processos de seleção de alunos regulares estrangeiros, não residentes no país, seguem calendários, critérios e metodologias diferenciados, condicionados por normas específicas utilizadas pelos programas PAEC-OEA/GCUB (Programa de Alianças para Educação e a Capacitação – Organização dos Estados Americanos e Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras), PEC-PG (Programa de Estudantes – Convênio de Pós-Graduação, CAPES-CNPq) e Projeto Sustain T - Erasmus Mundus.

Os processos seletivos de novas turmas regulares ocorrem regularmente uma vez por ano, nos meses que antecedem o início do primeiro semestre, conforme estabelecido pelo calendário acadêmico anual da UFBA. Excepcionalmente poderão ocorrer duas seleções anuais, a depender da disponibilidade de vagas e da conveniência do momento, sob análise e aprovação do colegiado do programa e do Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA.

Os critérios e metodologias utilizados nesses processos de seleção podem variar em cada certame, em função da busca do seu aprimoramento, desde que sejam amplamente divulgados através dos editais específicos que fundamentam cada seleção.

No que toca aos alunos especiais, são abertos processos de seleção simplificados semestralmente para as disciplinas oferecidas no período, a partir da existência de vagas disponíveis e da concordância dos professores responsáveis pelas mesmas, como prevê o Art. 15 do Regulamento Interno do PPG-AU/UFBA.

Para se ter uma ideia dos critérios e metodologias utilizados na seleção de alunos regulares, podem ser observados os ultimos editais utilizados nos processos seletivos para as turmas do Mestrado e do Doutorado, em 2017:

EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO 2017

Os processos seletivos para o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) e para a Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia – Residência AU+E/UFBA (Curso de Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade), obedecem a critérios, metodologias e periodicidades específicas, que podem ser acessadas através dos links a seguir:

www.cecre.ufba.br e www.residencia-aue.ufba.br

----------------------------------------------------