LABORATÓRIO URBANO | 20 ANOS Jornadas Experimentais 3: temporalidades urbanas

O grupo de pesquisa LABORATÓRIO URBANO (PPG-AU/FAUFBA) comemora 20 anos de atividade com um programa de atividades públicas intituladas Jornadas Experimentais. Em outubro, as Jornadas Experimentais 1: 20 anos, ocorreram nos dias 06 e 07, em novembro as Jornadas Experimentais 2: utopias e distopias urbanas, realizaram–se nos dias 03 e 04 e, em dezembro, serão realizadas as Jornadas Experimentais 3: temporalidades urbanas, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2022. Mais do que rememorar a trajetória do Laboratório Urbano, as Jornadas propõem mobilizar um debate público sobre os temas correlatos ou emergentes das pesquisas do grupo para friccionar suas perspectivas e expandir suas ressonâncias a outros contextos.

Nesse sentido, o LABORATÓRIO URBANO tem a honra de convidar todas as pessoas interessadas pelas discussões e ações articuladas ao longo dos seus 20 anos de atuação a participar das Jornadas Experimentais 3: Temporalidades Urbanas que se realizarão no galpão das Oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Esta Jornada se inicia dia 10 de dezembro às 10h, com a abertura da exposição "Mapping Fordlândia", criada pelo coletivo artístico Suspended Spaces a partir da expedição-residência pelo Rio Tapajós até Fordlândia realizada em 2019 e, às 11h, haverá exibição de filmes produzidos durante a residência.

A programação continua nos dias 12 e 13 de dezembro com a realização, no mesmo espaço da exposição, do II seminário internacional Temporalidades Urbanas, quando serão articulados os temas de pesquisa dos grupos parceiros Laboratório Urbano e Laboratoire Architecture Antropologie às questões mobilizadas pelo coletivo Suspended Spaces.

Todas as atividades são abertas e gratuitas e a participação no Seminário requer inscrição prévia através do formulário <https://forms.gle/kstVmLeRqbp4hb3N7>, com direito a certificado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, com carga horária de 15hs.

Mais informações em: <http://www.laboratoriourbano.ufba.br>

Realização: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/FAUFBA), Laboratório Urbano (PPG-AU/FAUFBA).

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (PROEXT-UFBA), Laboratório Coadaptativo LabZat (PPGDANÇA/UFBA), LeU - Laboratório de Estudos Urbanos (PROURB/UFRJ), LAA - Laboratoire Architecture Anthropologie, Université de Picardie Jules Verne, Ambassade de France au Brésil, Consulat Géneral de France à Recife, Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA), Secretaria de Cultura - Governo do Estado da Bahia.