Partilhas Transatlânticas ≈ 16-18 de agosto ≈ Salvador -BA

≈ Partilhas Transatlânticas ≈ ano 03

O Grupo de Estudos Corpo, Discurso, Território (Lugar Comum/FAUFBA), convida para a 3ª edição do "Partilhas Transatlânticas ". O evento se realiza como um espaço de trocas de saberes interdisciplinares, alimentado por conexões e perspectivas afro-diaspóricas, em diálogo com experiências comuns e/ou singulares vivenciadas por diferentes pessoas em distintos territórios banhados pelo Atlântico.

Neste ano, o "Partilhas Transatlânticas" retorna ao formato presencial e acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto de 2023, em Salvador (BA). Tomando a cidade como chão do cruzamento entre África, Europa e Brasil, o tema "Investigações sobre cidades e linguagens" orienta as atividades que acontecerão na Sala de cinema Walter da Silveira (DIMAS/Governo do Estado da Bahia), no Goethe Institut, no Solar Ferrão (IPAC/Governo do Estado da Bahia) e na Casa Cultural Reggae. Mostra de curtas, bate-papos, conversas sonoras com realizadores, artistas e pesquisadores de diferentes campos de saberes, práticas e visões de mundo integram a programação. Permeados por realizações audiovisuais, literatura, artes visuais e música, os caminhos e as reflexões sobre as vidas urbanas e o fazer cidade no Atlântico Negro serão mobilizados a partir de suas dimensões estéticas, éticas, políticas e criativas.

✨ 16 de agosto de 2023| 9h - 12h
Mostra de Curtas “Partilhas Transatlânticas” + Bate-papo com realizadores
Convidados: Victor Mota, Coletivo Trama, Ana Caminha
Mediação: Gabriella Suzart e Marina
Novaes (Mestranda PPGAU-UFBA)
Local: Sala Walter da Silveira (DIMAS - Governo do Estado da Bahia), Barris

✨ 17 de agosto de 2023| 16h - 18h
Bate-papo: Literaturas, cidades, sertões e mundos
Convidados: Kalaf Epalanga e Vitória Maria Matos
Mediação: Profª Gabriela Leandro Pereira (FAUFBA)
Local: Goethe-Institut, Corredor da Vitória

✨ 18 de agosto de 2023| 14h - 16h
Bate-papo: Corpo e poéticas do movimento nas artes visuais e arquitetura
Convida: Caroline Gueye e Acervo da Laje
Mediação: Cibele Bonfim (Doutoranda PPGAU-UFBA)
Local: Centro Cultural Solar Ferrão, Pelourinho

17h - 19h
Canteiro sonoro
Convidados: LAMA MARGINAL ORIGINAL e Kalaf Epalanga
Mediação: Maria Luiza de Barros (Doutoranda PPGAU-FAUSP)
Local: Casa Cultural Reggae, Santo Antônio

Para mais detalhes sobre a programação e convidades:

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

≈≈≈≈≈≈≈
  • Salvador, Bahia, Brasil.
  • 16, 17 e 18 de agosto de 2023.
  • CLASSIFICAÇÃO LIVRE.
  • Realização: Grupo de Estudos Corpo, Discurso e Território (Lugar Comum/FAUFBA)
  • Parceria: Associação Amigos de Gegê dos Moradores da Gamboa, Acervo da Laje, LAMA ORIGINAL MARGINAL, Coletivo Trama
  • Apoio: Goethe Institut (Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul e KfW Stiftung), Casa Cultural Reggae, IPAC, Dimas, Funceb, Governo do Estado da Bahia