Dossiê: Cidades Africanas – Volume 2: Cidades e Arquiteturas Afrodiaspóricas

Dossiê: Cidades Africanas – Volume 2: Cidades e Arquiteturas Afrodiaspóricas
Segundo número da Laje, revista editorada pelo grupo de pesquisa ¡DALE! (PPG-AU/FAUFBA)

Está no ar a segunda edição da revista Laje (ISSN: 2965-4904), uma publicação do ¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia.

Acesse a edição completa e os artigos em separado no site do periódico:

Link alternativo para o volume completo:

Trata-se do segundo volume do Dossiê: Cidades Africanas, editorado por Céline Veríssimo (UNILA), João Pena (UNEB, e egresso do PPG-AU/FAUFBA) e Murad Vaz (UTFPR). Dividido em três partes, o dossiê pretende contribuir para a disseminação dos estudos sobre a questão urbana em países africanos, além de buscar um aprofundamento entre o giro decolonial e os estudos étnico-raciais e afrodiaspóricos.

Volume 2: Cidades e Arquiteturas Afrodiaspóricas, que acaba de ser publicado, conta com três entrevistas, cinco artigos, dois ensaios visuais e uma resenha. De tal conjunto, destacamos a entrevista com Fábio Macêdo Velame, professor do PPG-AU/FAUFBA e os artigos de Wayne Modest (Museu Nacional das Culturas Mundiais) e Rivke Jaffe (Universidade de Amsterdã), sobre ontologias contemporâneas da negritude na ilha caribenha da Jamaica; de Mayara Araújo e Nayara Amorim, ambas do PPG-AU/FAUFBA, sobre a presença da umbanda em Salvador; e de Antonia dos Santos Garcia (NEIM/UFBA), sobre direito à cidade e relações de gênero e raça na mesma capital baiana – o último artigo inédito da pesquisadora que infelizmente nos deixou em 2021 e à qual a edição também apresenta um In Memoriam.

O design da Laje é de Oswaldo Freitez , doutorando do PPG-AU/FAUFBA. Assinam a capa Leandro Marques, mestrando do PPG-AU/FAUFBA, e Tayná Almeida de Paula (UFAL).

Desejamos a tod@s uma excelente leitura!