Rodrigo Scheeren

Descrição:

Professor efetivo (Adjunto A) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, membro do Núcleo de Tecnologia, Projeto e Planejamento. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ênfase em estética e filosofia da arte (Kant, Nietzsche, Deleuze e Pós-Estruturalismo), história da filosofia contemporânea, estudos culturais e crítica da condição pós-moderna. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis e Centro Universitário Central Paulista - ênfase em história da arte e arquitetura, teoria e crítica do projeto arquitetônico contemporâneo, Utopias e vanguardas artísticas, técnicas de modelagem digital, espaço público e processos socioespaciais. Tem formação e pesquisa com ênfase na relação entre arte e educação. Mestre e Doutor em Ciências (Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Doutorado com período de estágio no Departamento de Arquitetura, Ambiente Construído e Engenharia de Construção (ABC Department) do Politecnico di Milano. Membro do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC.USP) e do Laboratório de estudos avançados em Cidade, Arquitetura e tecnologias Digitais (LCAD-UFBA), nos quais desenvolve pesquisas em processos de projeto na arquitetura contemporânea, nos temas: teoria, história e concepção projetual; design computacional; interoperabilidade e BIM; tecnologias avançadas de fabricação digital; estudos de ciência, tecnologia e sociedade (STS); representação e interfaces entre arte, filosofia e arquitetura. Membro do Comitê Científico e do Comitê Executivo Internacional (CEI 2023) da Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi) e um dos organizadores da exposição "Homo Faber: Digital Fabrication in Latin America".