É com muita alegria que convidamos a todos para participar do Ciclo de Palestra Burle Marx hoje: diálogos entre Brasil e Costa Rica ocorrerá no dia 11 de dezembro de 2023, de 17h-19h,  no auditório Mastaba da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia(UFBA). Ele versa sobre as contribuições da teoria e prática do paisagista Burle Marx para o enfrentamento dos desafios contemporâneos, a partir da perspectiva do Brasil e da Costa Rica.  Nesta oportunidade, contaremos com a participação da Profa Laura Chaverri Flores da Universidad de Costa Rica e pesquisadores brasileiros de excelência nos estudos sobre Burle Marx, Fernanda Rocha e José Tabacow. O evento é promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, pela Liga Acadêmica Interdisciplinar em Práticas Socioecológicas, pelo Diretório Estudantil de Arquitetura, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia  e pela Superintendência de Relações Internacionais da UFBA, em parceria com Instituto Tecnológico de Costa Rica,  Universidad de Costa Rica, IFBA, UNEB, Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET | UNEB) e UFRB. Ele conta com o apoio do BÁKÓ - escritório público de engenharia e arquitetura da Universidade Federal da Bahia, do Curiar -Escritório Modelo de Arq. e Urb. da UFBA e  da PROJECTA | Empresa jr Arquitetura UFBA.

Será emitido certificado para aqueles que se inscreverem via Sympla:

Nos vemos lá! Venha "burlemarxiar" conosco!

Mais informações sobre os palestrantes:

Fernanda Rocha

Arquiteta e Urbanista-UFC. Mestre em Arquitetura e Urbanismo-MACKENZIE, possui especializações em Paisagismo e no Ensino de Arquitetura Paisagística. Com 37 anos de atuação na área de planejamento e projetos de edificação e paisagismo, dirige o escritório Fernanda Rocha Arquitetura+Paisagismo+Urbanismo. Lecionou por 21 anos na Unifor. Como pesquisadora, integra o grupo de pesquisa Jardins de Burle Marx da UFPE. Dirige o Portas Abertas Experiências e Aprendizagem Cultural, no qual desenvolve ações de valorização das paisagens e dos jardins de Burle Marx em Fortaleza.

José Tabacow

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Ecologia e Recursos Naturais e doutorado em Geografia, José é professor de Paisagismo em graduação e pós-graduação, em várias universidades, e é professor visitante da IUAV – Instittuto Universita di Architectura di Venecia. Além disso, foi consultor do IPHAN para elaboração do dossiê de candidatura do Sítio Roberto Burle Marx a Patrimônio Mundial - UNESCO, e ganhador da Medalha Mário de Andrade do IPHAN, em 2017.

Laura Chaverri Flores

Arquiteta e Mestre em Paisagismo e Design de Sítios pela Universidade da Costa Rica (UCR), realizando um período de  estudos na Universitat Autonoma de Bercelona. Formada pelo Programa de Educadores em Arquitetura da Paisagem pela Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín e pela IFLA. Além disso, é professora universitária no Instituto Tecnológico da Costa Rica e na Universidade da Costa Rica, coordenadora do mestrado  de Paisajismo y Diseño de Sitio, e pesquisa sobre "Influência paisagística de Roberto Burle Marx na Costa Rica" e "O design biofílico da paisagem a partir da diversidade social, cultural e ambiental".

Comissão Organizadora:

• Aline Maria Costa Barroso (PPGAU | FAUFBA)
  • Aline de Figueirôa Silva (PPGAU | FAUFBA)
  • Alyssa Volpini Residência AU+E/UFBA- Curso de Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade.
  • Ana Cecília de Andrade Teixeira ( FAUFBA)
  • Camila Gomes Sant’Anna (Coordenadora | FAUFBA)
  • Cristiane Borda (Pós-graduação em Arquitetura da Paisagem PUC-Minas | GIZ)
  • Heliana Faria Mettig Rocha(PPGAU| FAUFBA)