Revista LAJE, Dossiê: Cidades Africanas – Volume 3: Cidades, raça e emergências na África e na diáspora

revista

LAJE, V. 2, N. 2 (2023)

Dossiê: Cidades Africanas

Volume 3: Cidades, raça e emergências na África e na diáspora

Está no ar o terceiro e último volume do DOSSIÊ: CIDADES AFRICANAS da revista LAJE, uma publicação do ¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/FAUFBA). O VOLUME 3: CIDADES, RAÇA E EMERGÊNCIAS NA AFRICA E NA DIÁSPORA, editorado por Céline Veríssimo (UNILA), João Pena (UNEB) e Murad Vaz (UTFPR), pesquisadora e pesquisadores do ¡DALE!, conta com quatro entrevistas, sete artigos, dois ensaios e duas resenhas.

Acesse o site do periódico e os artigos em separado em:

Link alternativo em:

De tal conjunto, destacamos as entrevistas com Maria Paula Meneses, pesquisadora do CES/Coimbra, com o pesquisador Renato Emerson dos Santos (UFRJ), sobre a descolonização da geografia, e com o ativista Alexander Kpatue Kweh, a respeito de refugiados africanos em Portugal. Também chamamos atenção à tradução de um artigo do professor sul-africano Tariq Toffa (Universidade de Joanesburgo) sobre a descolonização do ensino de arquitetura e ao artigo de Fábio Velame e Thiago Costa, pesquisador e doutorando do PPG-AU/FAUFBA, sobre a segregação racial em novos projetos urbanos em cidades africanas. Finalmente, valem uma conferida imediata o ensaio de Pedro Vitor Costa, Cauê Capillé e Maria Ayara Mendo, vinculados à UFRJ, sobre arquitetura e a dinâmica do trabalho doméstico na cidade de Magé, Rio de Janeiro, bem como e a resenha do livro “White papers, black marks”, de Lesley Lokko, por Ana Rita Alves, pesquisadora do CES/Coimbra.

O design da LAJE é de Oswaldo Freitez, doutorando do PPG-AU/FAUFBA. Assinam a capa do volume Leandro Marques, mestrando do PPG-AU/FAUFBA, e Tayná Almeida de Paula.

Desejamos a tod@s uma excelente leitura!