HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO [HCU]

Contempla o estudo das diversas teorias que tratam da produção e da estruturação da cidade na história contemporânea, a cidade como objeto do conhecimento histórico, especificidades da periodização na história da cidade, dinâmicas urbanas, forma, modos de funcionamento e idealizações nos processos de transformação da cidade.

Pesquisadores Participantes:

Luiz Antonio Fernandes Cardoso (Lider da LP)
[Doutor - Universidade Federal da Bahia]

: lulacard@ufba.br

Antonio Heliodorio Lima Sampaio > CV Lattes
[Doutor - Universidade de São Paulo]
hsampaio@ufba.br

José Carlos Huapaya Espinoza
[Doutor - Universidade Federal da Bahia]

: jhuapayae@gmail.com

Francisco Xico Costa > CV Lattes
[Doutor - Universidad Politécnica de Cataluña]
xcosta@ufba.br
[*] Mauricio de Almeida Chagas > CV Lattes
[Doutor - Universidade Federal da Bahia]
achagas.mauricio@gmail.com

Paola Berenstein Jacques > CV Lattes
[Doutora - Université de Paris I; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D]
paolabj@ufba.br

[*] em processo de credenciamento

Disciplinas oferecidas pela Linha de Pesquisa:

ARQ-502
Teorias Urbanísticas

Precursores do urbanismo e emergência do campo disciplinar no século XIX. Os visionários e a utopia urbana: O corpo paradigmático das cidades ideais modernas. O urbanismo e o planejamento urbano no capitalismo: processo de acumulação, controle social e cidade real. Vertentes e matrizes teóricas do urbanismo e do planejamento no século XX, limites e possibilidades da racionalidade técnica.

ARQ-503
Teorias da Cidade

Compreensão das diversas teorias que tratam da produção e da estruturação da cidade na história contemporânea: o pensamento fundador; a ecologia urbana; a escola francesa; a escola latino-americana. Vertentes atuais de problematização das cidades: teorias, conceitos, temáticas e alternativas teóricas de intervenções. Análise do instrumental teórico e metodológico de cada uma delas, da indissociabilidade entre conjunturas sociais e teóricas e de suas relações com a configuração do espaço.
ARQ-505
História da Cidade

A cidade como objeto do conhecimento histórico; principais vertentes da pesquisa sobre a história da cidade. Especificidades da periodização na história da cidade. Dinâmica urbana, forma, modos de funcionamento e idealizações nos processos de transformação da cidade. A modernização urbana como problemática da história da cidade. A emergência de uma "questão urbana" e as respostas a ela formuladas, entre os séculos XVIII e XX.
ARQ-702
História da Forma Urbana
ARQ-710
História das Cidades Coloniais
ARQ-A11
Visões Urbanas

O uso da imagem como fonte e instrumento de construção de saber no âmbito da arquitetura e do urbanismo; Imagem como documento [vestígio] histórico; O discurso da imagem e a imagem no discurso; Fontes documentais, variantes, contexto e função; Recursos gráficos para análise e representação da cidade; Registro e montagem videográfica como forma de análise e representação do meio ambiente urbano; Filmar para ver.

A pesquisa tem caráter estruturante no PPG-AU, embasando a atividade de ensino e aglutinando docentes, discentes e pesquisadores associados. Ela se articula prioritariamente em LINHAS DE PESQUISA [LP] que têm o apoio de diversos núcleos e laboratórios.