Divulgado resultado do processo de seleção de trabalhos que representarão o PPG-AU no prêmio ANPARQ- edição 2018

Acaba de ser divulgada a relaçao dos trabalhos que representarão o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/UFBA) no Premio ANPARQ de Teses e Dissertações – Edição 2018.

Foram inscritos para participação no processo seletivo para indicação dos trabalhos que representarão o PPG-AU/UFBA nesse certame, as  seguintes dissertações e teses.
Os trabalhos inscritos foram analisados por duas comissões ad hoc, constituídas para o fim específico de indicar a tese e a dissertação representantes do PPG-AU/UFBA no Prêmio ANPARQ – Edição 2018, compostas pelos seguintes professores:

Comissão de Avaliação das Dissertações:

- Profa. Dra. Any Brito Leal Ivo

- Prof. Dr. José Carlos Huapaya Espinoza

- Prof. Dr. Rodrigo Espinha Baeta

Comissão de Avaliação das Teses:

- Prof. Dr. Antonio Heliodório Lima Sampaio

- Profa. Dra. Márcia Sant’Anna

- Profa. Dra. Thais Bantumchinda Portela

Para análise e seleção dos trabalhos indicados como representantes deste programa no referido prêmio, as comissões levaram em conta os critérios listados a seguir:

• Estrutura do texto (clareza da redação e capacidade de comunicação e de síntese, estruturação do trabalho e qualidade do texto);
  • Temática (relevância e atualidade do tema, ineditismo e sua relação com os estudos de arquitetura e urbanismo);
  • Natureza acadêmica do trabalho (fundamentação teórica – qualidade e profundidade da discussão apresentada, metodologia da pesquisa, fontes e tratamento dos dados, formatação do trabalho (normas da ABNT) além da sua contribuição para a produção e difusão de conhecimentos e informações que apoiem a formação de quadros técnicos e profissionais, seja em agências governamentais de diferentes níveis seja em organizações não governamentais;
  • Adequaçao do trabalho aos objetivos e características do certame.
Cabe registrar que as Comissões, já mencionadas, consideraram que todos os trabalhos inscritos - tanto as teses quanto as dissertações - apresentavam elevada qualidade e importantes contribuições para o campo disciplinar da arquitetura e urbanismo.

Entretanto, considerando que, conforme Regulamento do “Prêmio ANPARQ de Teses e Dissertações – Edição 2018”, o Programa de Pós-Graduação só poderá indicar apenas um trabalho em cada categoria, decidiu-se pela seguinte indicação:

Categoria: Dissertação de Mestrado

A casa do “Velho”: o significado da matéria no candomblé

Autor: Denis Alex Barboza de Matos

Orientadora: Profa. Dra. Márcia Sant'Anna / Coorientador: Prof. Dr. Fábio Macedo Velame

Categoria: Tese de Doutorado

Flávio de Carvalho – Fragmentos sobre a forma e o tempo

Autora: Clara Bonna Pignaton

Orientadora: Profa. Dra. Paola Berenstein Jacques

Clicando nos links a seguir podem ser acessadas outras informaçoes da premiação: