Laila Bouças - egressa do PPG-AU UFBA e professora da FAUFBA - recebe Menção Honrosa na Mostra Fotográfica da ANPUR

 
Laila Bouças - egressa do PPGAU/UFBA e professora da FAUFBA - recebe Menção Honrosa na Mostra Fotográfica da ANPUR
 
A proposta “Para além do cadastro em regularização fundiária em Salvador/BA” foi premiada com Menção Honrosa na Mostra Fotográfica da ANPUR (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), em sua XXI edição dos encontros nacionais - ENANPUR.  A Mostra Fotográfica “Ideias, políticas e práticas em territorialidades do Sul Global”, teve por objetivo estimular a produção fotográfica e inspirar um olhar crítico e sensível sobre as questões abordadas no evento.
 
A proposta contemplada com a premiação apresentou 5 fotografias, inscritas na categoria ensaio, obtidas durante a realização de cadastro técnico para regularização fundiária, feitas por Rose Laila de Jesus Bouças, mestre e doutora em arquitetura e urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo PPG-AU/UFBA e professora substituta da FAUFBA. 
 
Nesta experiência, realizada em diferentes bairros populares de Salvador/BA, foram cadastrados 1.857 domicílios. Entre um croqui e outro, Laila buscou capturar imagens e retratar paisagens que a ajudassem a lembrar dos casos mais complicados encontrados em seus percursos. De modo singular, procurou registrar algo que fosse para além do estigma da violência. Sempre que podia, fotografava os animais, principalmente os cachorros (quando eles não a colocavam para correr, segundo relato da própria autora). Essas fotografias mostram fragmentos desse processo, revelando cuidado na captura da simplicidade e, ao mesmo tempo, a força na fé! 
 
Mais uma vez, o PPGAU/UFBA mostra a relevância ética, estética e política presente na atuação de seu corpo de pesquisadores!
 
Fizeram parte da mostra fotográfica, além de pesquisadores de todo o Brasil, a professora da Escola de Belas Artes da UFBA e egressa do PPG-AU UFBA - Maria Emília Rodrigues Regina, com a proposta intitulada Ascensão: cidade em festa!